segunda-feira, 12 de abril de 2010

- O Tempo -

Como se restassem poucos dias de Vida. O tempo devora a minha Felicidade. Tudo passa rápido, levantando as folhas do chão e mexendo com elas de uma forma que me deixam doida. Doida por ver a Vida passar, sem deixar pistas, lembranças, apenas vejo como tudo passou, pelas inocentes folhas levantadas do solo. Esse solo é o que sinto, no meu interior, no meu profundo interior. Não é perfeito. Este chão tem buracos sem fundo, pedras, obstáculos, mas as áreas lisas, macias, onde já cresce fresca a relva, estão a ocupar tudo. Todo o meu ser. Essa relva tapa os buracos fundos e tristes da minha Vida, mas não os apaga.
Tenho medo de ao andar por este chão, de voltar a cair nesses poços, escuros, tenebrosos, onde não existe felicidade. Onde tudo é terra infértil. Onde existem seres que devoram o meu corpo até deixarem o nada que tenho num canto escondido em mim. Esse nada, é o vazio que sinto quando mergulho na infelicidade. Quando olho à minha volta e vejo que tudo não passa de uma corrida. A Vida é uma corrida. Uma corrida em que tens de apostar tudo o que és. Uma corrida onde apenas se perde uma vez. E neste Mundo, corres sozinho. Não vais ter ninguém para te aplaudir se ganhas, nem ninguém para chorar se perdes. És só tu. É cruel, mas é verdade. Isso acontece porque hoje, amanhã e enquanto o ser humano não se desfizer do orgulho, vão estar todos ocupados com a sua própria vida. Ninguém vai querer saber de ti. Não caias, pois ninguém te levanta. Não peças água, alimento ou o que quer que seja, pois ninguém te vai dar. A Caridade, a Partilha, o Amor vão desaparecer. O Mundo vai apodrecer, porque NÓS não fomos capazes de olhar por ele, estávamos ocupados com a nossa corrida. Se olhares para o Sol, verás que está exausto, foi mais uma vítima do tempo. Quando queremos que o tempo leve a Dor, as Lágrimas, a Escuridão ele, traiçoeiro, leva a Alegria, o Sorriso, a Luz. Leva a Vida.

5 comentários:

  1. Eu não queria estar sempre a bater na tecla mas o que é verdade é verdade. Este mundo só está assim devido a um demónio que se chama Capitalismo, quer de nível económico como de valores. Este tipo de sociedade onde cada um vale por si, em que eu tenho roupas melhores que tu porque tenho mais posses que tu e por isso ridicularizo-te (algo comum entre os adolescentes de hoje em dia que já aprendem a ser maus neste aspecto, a desrespeitar o outro), onde tudo está acessível aos ricos: justiça, saúde, educação, ... - os bens essenciais a que qualquer cidadão devia ter direito a usufruir. O mesmo não se pode dizer daqueles que trabalham todos os dias quer para seu sustento como para a certeza de um mundo melhor. Não existe caridade porque não existe o valor da entreajuda, não apenas a nível monetário mas também a nível emocional uma vez que precisamos muitas vezes é de amigos ou alguém com quem contar (mal comum entre os ricos). Viviam felizes os primeiros humanos porque se entreajudavam. Viviam naquilo a que se chama a utopia do comunismo (pelo qual luto todos os dias mas que devido à condição humana, plena de defeitos como a inveja não é possível concretizar na sua plenitude). Tens razão o mundo está podre. Gentes nadam no conforto enquanto vêm outros a morrer à fome, à sede, de doenças perfeitamente curáveis nos dias de hoje como uma simples gripe. Vive-se a injustiça e a exclusão social. O mundo de hoje em dia presenteia-nos com o suicídio de pessoas que não aguentam mais o pior dos males: sentir-se desigual e injustiçado. Porque falo tantas vezes no pólo económico da questão? Porque o MUNDO GIRA EM TORNO DA PALAVRA DINHEIRO. Pede-se às pessoas de bom senso que ainda existem hoje em dia, apesar de serem uma espécie já rara, que tornem este mundo melhor e obrigado Mariana por seres quem és, uma vez que consegues através das tuas palavras tocar, consciencializar as pessoas à tua volta para todos estes assuntos que nos ferem e não saram. Obrigado e continua a tua nobre missão :)

    ResponderEliminar
  2. Faz todo o sentido o que dizes. A partir de determinada altura, passou a dar-se prioridade ao "eu" em detrimento do "nós". As próprias circunstâncias da vida impelem a isso. Contudo é preciso compreender. É uma característica muito humana e quem não luta, atrasa-se é literalmente atropelado pelos outros. É a lei da selva, entrámos num ponto sem retorno.

    ResponderEliminar
  3. Eu nao sei "comentar" la muito bem mariana nem sei intrepetar assim muito bem os textos :p mas posso dizer que tu escreves mesmo bem..consegues passar tudo para o papel e eu admiro tanto isso +.+, e tenho muito orgulho em ti *.*... O tempo vai passar e eu vou estar sempre la, sempre ao teu lado, sempre a apoiar-te, sempre a adorar-te... SEMPRE JUNTOS MEU AMOR... SEMPRE JUNTOS MARIANA <333

    ResponderEliminar
  4. texto muito bem conseguido...
    tens futuro ;)
    de facto a vida é uma corrida..concordo plenamente.

    ResponderEliminar
  5. Mariana este texto está mesmo profundo. Tocaste-me mesmo.
    Quero ver mais textos aqui *.*

    ResponderEliminar